25 de jan de 2016

O dia em que a Terra parou

Você já pensou em sonhar com o dia em que a Terra parou?

Como estariam as pessoas?
Como estaria o mundo?
E você? Como estaria?

Raul Seixas, visionário Maluco Beleza criativo, teve esse pensamento e criou uma das músicas de maior sucesso de sua história musical. Escute e tente visualizar:

O dia em que a Terra parou

Vamos refletir?

Se a Terra "parasse" hoje, por qualquer motivo que possamos imaginar, como estaríamos? Em que situação ficaríamos? Seria um caos? 
Interessante pararmos para pensar sobre isso, uma vez que nosso mundo moderno não nos permite parar. Parar é praticamente a morte! Nos negócios mesmo, cada segundo parado vale ouro. Não é permitido!
Quem insiste em parar, estar parado ou simplesmente não fazer nada por algum momento é alvo de críticas. É discriminado.

 "O quê está fazendo?"
 "Porque não está fazendo nada?!"

Há pensadores que defendem um momento de "não fazer nada". É o que Domenico De Masi denomina de Ócio Criativo. Segundo ele, é nesse momento que a criatividade surge.


Se refletirmos sobre a meditação defendida por segmentos espiritualistas, onde é dado ao Ser a oportunidade de autocura através da inércia do pensamento...


Porém ficar todo o tempo sem fazer nada também não seria muito produtivo! Ou, como dizia minha avó: "mente vazia é oficina do Diabo", creio eu que ela queria dizer que quando estamos ocupados de corpo e alma com alguma coisa importante, não nos sobra tempo para pensarmos ou fazermos besteiras...

Mas, e se o mundo parasse em um dia? 

Uma pane nos sistemas de internet, 
ou nas companhias de energia elétrica,
 uma crise econômica mundial, 
uma tempestade de neve no mundo inteiro (que viagem!)... 
O que aconteceria? 

Vamos, exercite sua mente, tente imaginar como seria...
Pense...


Será que esse dia existiria?

O quê você faria?