25 de jan. de 2013

Refletir


Para início de conversa faz-se necessário entender o significado da palavra refletir.
Num primeiro momento, quando falamos em reflexo, o que nos vem á cabeça de pronto é a imagem de um espelho. Certo. Reflexo-imagem refletida. Fisicamente falando, trata-se de luzes refletidas (no caso do espelho)...
Até mesmo o espelho reflete o que você acredita ver!!!
Ou pode ser uma reação  involuntária a um estímulo exterior,  por exemplo,  fechar os olhos quando alguém leva um objeto bem perto dos nosso rosto.
Se pararmos para pensar, trata-se de uma resposta provocada.
A reflexão a qual iremos tratar aqui, é a resposta provocada pelos estímulos da leitura, da visão, da conversa, da audição que, antes de ser refletida pela boca ou pelas mãos, será processada pelo cérebro. Mais que isso. Pela consciência.

Houaiss: Refletir - meditar, pensar demoradamente.
Um dos grandes problemas da humanidade hoje é falácia sem reflexão. Muito se diz, sem pensar: reproduz o que se vê por aí, sem parar pra refletir:
" é isso mesmo?" 
"Concordo com isso?"
Ou então, simplesmente não concorda e pronto.
Não se dá o tempo suficiente para pensar.
Tempo. Temos vinte e quatro horas, mas nunca temos tempo para pensar, meditar demoradamente...

Então, está feito o convite.

Preparados para refletir?

Afinal, "penso logo existo".
Ou poderíamos existir e não pensar?
"Ser ou não ser, eis a questão".

"Ôpa!" De cara duas frases que repetimos a muito tempo mas, será que paramos para refletir sobre suas verdades?

Que comece nosso exercício!
O Pensador August Rodin 




4 comentários:

  1. Legal! Vamos refletir... será que terei tempo pelo menos para isso??? rs Acho que olhar pela janela do ônibus acaba sendo uma janela pra alma e não tem como refletirmos um pouco né? Convite aceito, reflexão já! rs =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Cecí! Tudo começa com a disposição!E você já fez uma bela reflexão.É isso mesmo.Quanta coisa se pode refletir dentro de um ônibus,com o olhar pela janela? Janela da alma exposta para todos verem! Me diga, o que mais vê pela janela?

      Continue refletindo!
      Vamos juntas nessa viagem!

      Excluir
  2. Vejo o hoje, o amanhã. Vejo meu interior e meu exterior....depende do tempo de viagem! rs

    ResponderExcluir
  3. Uma viagem de ônibus, ou de carro, ou de qualquer veiculo ou mesmo a pé, é um momento importante para se parar para pensar sobre sua própria vida, e sua vida em relação ao mundo.Nesse momento você não está na inércia: está em movimento. Está preparado para agir, para mudar - pelo menos tentar! Já tive muitas idéias em viagens de ônibus... Começamos assim mesmo: olhando o mundo que corre pela janela, o mundo parado em pé dentro do ônibus, e nosso mundo sentado -se der sorte- olhando para tudo...Depois acontece uma viagem interior: para o mundo dentro de nós. Onde isso tudo vai nos levar? Quem sabe!? Só sei que é tudo uma grande viagem! Aproveite!

    ResponderExcluir

Leia.Reflita.Escreva.